Guia de compra Guarda Roupas

0

Tudo que você precisa saber antes de comprar um guarda-roupa

A decisão de comprar um guarda-roupa deve levar em consideração diversos fatores, afinal, este móvel vai lhe acompanhar por um bom tempo. Em meio a tantas opções disponíveis no mercado, essa escolha acaba tornando-se difícil.

Fundamental na organização do quarto, o guarda-roupas é mais do que um item para você colocar roupas e objetos pessoais, ele também pode ser um excelente elemento de decoração.

Antes mesmo de ir a uma loja ou buscar na internet, é necessário saber o que você tem em mente que lhe agrada, como tamanho, cor e orçamento, mas claro que alguns detalhes técnicos também contam, como o material que o guarda-roupa é feito, o prazo de garantia e demais informações técnicas que podem fazer a diferença na hora de comprar. Afinal, sempre estamos buscando pelo melhor que caiba no nosso bolso, não é mesmo?

Unir praticidade, design e qualidade vai ficar mais fácil com as dicas valiosas que voc6e vai ver nesse post. Continue lendo e não erre mais na hora de comprar o seu guarda-roupa!

O que eu quero?

Antes de falarmos nos detalhes mais técnicos de um guarda-roupa, você precisa saber exatamente o que procura, assim muitas opções que não tem relação com a sua ideia serão eliminadas, facilitando muito a sua vida!

Pensa nas respostas para as seguintes perguntas, esse será a direção que você vai começar a seguir:

  • Por que preciso comprar um guarda-roupa novo?
  • Preciso de muito espaço ou pouco?
  • O local onde vou colocar o móvel é grande ou pequeno?
  • Quanto estou disposto a gastar?
  • Do que eu não abro mão em um guarda-roupa?
  • Tenho preferência por cores?
  • Portas de correr ou abrir?

Pesquise 

Nada melhor do que estar bem informado a respeito desse assunto, não é mesmo? Aqui vale de tudo! Navegue pela internet, vá as lojas físicas, veja, toque e pergunte. Converse com conhecidos que já passaram pela experiência de comprar um móvel no determinado lugar que você escolheu ou tem intenção de comprar. Quando mais informações melhor!

Portas de abrir ou de correr

Você sabia que a porta de abrir pode ser uma opção mais econômica do que a de correr? As dobradiças para portas de correr podem custar menos do que os trilhos. Porém, a de correr traz uma grande vantagem na hora do uso, elas não ocupam espaço, pois correm para dentro do próprio móvel. Já a de abrir é necessário um espaço fora do móvel para que elas abram. Um excelente benefício das portas de abrir é o espaço, elas ocupam uma profundidade menor no guarda-roupa, sobrando, assim uma área maior dentro do móvel.

Guarda roupa com ou sem espelho

O espelho no guarda-roupa é uma ótima saída para você que tem um cômodo pequeno, ele vai dar a impressão de que o quarto é maior. Mas, essa peça acaba encarecendo o preço, contudo, o custo benefícios na maioria das vezes vale a pena. No mercado é possível encontrar muitas opções, com espelho em todas as portas ou só em uma, cabe a você escolher o que melhor atende às suas necessidades.

Vale ressaltar, que se no seu quarto já há um espelho, pode não ficar legal colocar um móvel com mais um. O excesso de espelhos sobrecarrega o visual do ambiente, criando um efeito confuso.

Divisões internas

A escolha da parte interna do guarda-roupa que você pretende adquirir é muito importante. Pode parecer óbvio, mas quanto maior o guarda-roupa, maior será o seu valor. Porém, alguns detalhes podem fazer a diferença em um móvel menor, por exemplo, mais gavetas e prateleiras, assim você terá mais espaço, gastando menos.

MDF e MDP 

A maioria dos guarda-roupas e também outros móveis, tem como matéria-prima o MDp e o MDf, confira a seguir a diferença entre eles:

MDP: é um painel constituído por partículas de madeira aglutinadas entre si. É produzido em três camadas: uma mais grossa no miolo e duas finas nas superfícies. O MDP é usado principalmente em peças retas, sem acabamentos curvilíneos.

MDF: é um painel constituído por fibras de madeira aglutinadas com resina sintética. É um material uniforme, plano e denso, tanto em sua superfície como em seu interior. O MDF é usado principalmente em móveis usinados, com acabamentos detalhado.

Lembre-se: os dois apresentam grande qualidades e vantagens tanto para a fabricação de móveis planejados, o MDP e o MDF podem ser utilizados, sejam eles sozinhos ou a partir da combinação entre ambos os materiais.

Tipos de corrediças 

Pouca gente presta atenção nestes detalhes, mas as corrediças são super importantes para o guarda-roupa, pois elas são as responsáveis pela abertura e fechamento das portas e gavetas, além de serem determinantes para o amortecimento durante o uso do móvel, por exemplo. Confira os dois principais modelos:

Corrediças metálicas:

Feitas de metal e pintadas com uma tinta impermeável, esse tipo de corrediça possui um sistema de roldana de nylon que suporta até 25kg. A vantagem desse material é a facilidade de extrair a gaveta.

Corrediças telescópicas:

Feitas de aço com acabamento zincado, esse tipo de corrediça suporta até 45 kg e possui um sistema de rolamento com esferas metálicas, proporcionando um deslizamento mais suave e silencioso. As vantagens dessa opção é a extração total da gaveta e a trava para a retirada da mesma, ou seja, mais segurança na hora de retirar.

O que realmente você precisa saber antes de comprar um guarda-roupa são as suas necessidades que precisam ser alcançadas. Guiar-se pelo modelo, muitas vezes, pode resultar em um móvel que não se adeque ao que você precisa. Levar em consideração alguns itens e que você pode nunca ter pensado, como as corrediças, poderá lhe auxiliar (e muito) na decisão da compra.

Guarda-roupa de casal

Como era de esperar, o modelo possui o maior espaço interno, que pode ir de 1,80 metros até o tamanho da parede do quarto. Como é um móvel projetado para comportar as roupas de duas pessoas, a estrutura interna tende a ter um desenho geminado, com o mesmo número de prateleiras, cabideiros e gavetas, mas essa não é uma regra.

Apesar de modelos com menos de 2 metros já serem considerados guarda-roupa de casal, o recomendado para duas pessoas é comprar um móvel com pelo menos 2,30 metros. Menos do que esse tamanho, será bem difícil manter as roupas e objetos dos dois organizados.

Guarda-roupa de solteiro

Diferente do modelo de casal, que apresenta apenas algumas mudanças em relação a sua estrutura, os modelos de guarda-roupa de solteiros podem ter estrutura interna e tamanho completamente diferente. Sendo ainda mais importante avaliar suas necessidades e quantidade de roupas e objetos a serem organizados antes de escolher o móvel.

Existem guarda-roupas de solteiro de duas, três ou mais portas e podem ter mais ou menos gavetas, um ou dois cabideiros ou uma coluna inteira formado por prateleiras. Nesse tipo de móvel, cada detalhe faz grande diferença e deve ser pensado de acordo com às necessidades do indivíduo

Guarda-roupa infantil

Pode não parecer, mas bebês e crianças pequenas possuem uma grande quantidade de roupas e objetos, por isso, é importante escolher um modelo com capacidade de manter tudo organizado. O primeiro passo é avaliar o que será armazenado, se serão apenas as roupas ou também os sapatinhos e brinquedos.

Outro ponto importante é se o quarto terá apenas o guarda-roupa infantil ou se também contará com uma cômoda, pois as estruturas internas de ambos os móveis podem se complementar

Divisão interna é mais importante que tamanho

Como você percebeu, a divisão interna possui um peso enorme na hora de escolher o melhor guarda-roupa. Mais do que tamanho, é esse aspecto que irá determinar quão bem organizado as suas coisas irão ficar.

Quando falamos de divisão interna estamos nos referindo à forma como os componentes como gavetas, cabideiros, prateleiras e maleiros estão dispostos no móvel e qual a proporção desses elementos.

Cada componente é ideal para guardar e organizar um tipo de roupa ou objeto, por isso, escolher a melhor organização interna está intimamente relacionada a entender às suas necessidades. Por exemplo, se você possui mais camisetas e blusinhas, ter mais gavetas disponíveis é fundamental para deixar tudo organizado, agora, se precisa guardar vestidos ou camisas, os cabideiros vão fazer toda diferença na hora de escolher o móvel.

Por isso, antes de sair para comprar o guarda-roupa, é fundamental avaliar as suas necessidades.

Guarda-roupa de MDF ou MDP

Os dois tipos de material mais utilizados para produção de móveis em geral, MDF e MDP possuem mais semelhanças do que diferenças, no entanto, os pontos contrários fazem grande diferença.

Por ter uma estrutura homogênea, o MDF garante maior resistência e facilidade em ser trabalhado. Em termos práticos, isso significa que o MDF pode ser montado e desmontado sem grandes avarias em sua estrutura, um grande diferencial para quem vive em imóvel alugado e há a possibilidade de mudança.

Já o MDP possui estrutura das chapas em formato de sanduiche, o que torna a madeira mais leve e barata. Por isso, os móveis de MDP são encontrados por um preço mais baixo. No entanto, a madeira começa a esfarelar quando expostas, ou seja, ele deve ser montado e ficar lá até a hora de comprar outro.

Guarda-roupa com porta de correr ou de abrir?

Parece que não, mas o tipo de porta faz uma boa diferença no tamanho e no uso do móvel no dia a dia. Guarda-roupa com porta de correr necessita de uma maior estrutura para abertura de suas portas, o que é transferido para sua maior profundidade. Além do espaço ocupado pelas ferragens e roldanas, os modelos desse tipo realmente possuem uma maior área útil em relação à profundidade.

Além disso, a forma de abertura do guarda-roupa com porta de correr facilita a circulação dentro do ambiente, o que ajuda bastante quando mais de uma pessoa utiliza o quarto para se arrumar. Em contrapartida, os móveis com portas de abrir são consideravelmente mais baratos.

Espelho na porta faz diferença?

Uma resposta simples: faz diferença sim. Guarda-roupa com espelho facilita bastante na hora de se arrumar para sair, já que você pode escolher as roupas e ver como o look ficou sem ter que se movimentar até o espelho mais perto. Outra vantagem do modelo é proporcionar a ilusão de que o espaço do quarto é maior do que realmente é, o que é muito importante para quem vive em apartamento pequeno.

Com essas dicas, você será capaz de encontrar o melhor guarda-roupas para a sua casa. Lembre-se sempre que o mais importante é avaliar as suas necessidades e só depois tentar encontrar um móvel que seja capaz de supri-las e não o contrário.

Guarda-roupa ideal para casal

A cama é uma das grandes protagonistas do quarto. Sempre sendo a primeira a ser escolhida em uma decoração, ela precisa ser confortável, atender as necessidades dos ocupantes do quarto e também ter um bom design para deixar um clima aconchegante e agradável no ambiente.
Entretanto, uma outra peça tem tanta importância  ou até mais  que a cama e precisa ser tratada com muito respeito: o guarda-roupas. Ele é um dos móveis que mais ocupa espaço no cômodo e tem uma função essencial no quarto, a de guardar e proteger as roupas, sapatos e roupas de cama.

Um casal tem dúvidas em dobro na hora de escolher o guarda-roupas ideal. Ele precisa atender às necessidades dos dois, poupar espaço e possibilitar uma boa organização interna.

Observe o espaço e o tamanho do quarto

Antes de procurar por um guarda-roupas que encante, é muito importante saber como anda o espaço do seu quarto. Meça o local disponível para o guarda-roupas, observe a dinâmica dos móveis no entorno do espaço e faça a anotação das medidas, elas serão importantes na hora de fazer sua escolha.

Quando você for medir o local ideal para o seu guarda-roupas, faça marcações no chão com fita para poder visualizar como ficará. Faça também marcas de portas e gavetas abertas para identificar falhas e locais que possam ficar comprometidos quando o móvel for instalado.

Avalie o volume de coisas que o casal possui

A lógica é simples: quanto mais coisas a serem guardadas, maior precisa ser o guarda-roupa. Casais, geralmente, já podem descartar as opções de duas ou três portas, elas são mais indicadas para bebês, crianças e solteiros.

O ideal, de tamanho, é que ele seja relativamente alto, mas não demasiadamente que impeça seu alcance e que possua quatro ou seis portas. Os guarda-roupas de quatro portas costumam suprir as necessidades de casais que precisam apenas guardar suas roupas, sapatos e acessórios. Já os de seis portas possibilitam o armazenamento de roupas de cama, toalhas de banho e demais necessidades. Observe o volume de roupas que cada um possui e verifique qual opção mais se encaixa.

Gavetas, prateleiras e nichos

Entender as necessidades do casal também é muito importante na hora de escolher um guarda-roupas. Faça uma análise dos tipos de roupas que o casal mais possui, dos objetos que serão guardados e qual é a melhor forma de dispor todos estes itens na hora de guardar. Gavetas são essenciais para roupas íntimas, meias, acessórios, maquiagens e demais peças menores. Elas mantêm tudo protegido e permitem um nível de organização maior. Além de aumentar o espaço interno do guarda-roupa.

Prateleiras são uteis e básicas para quase qualquer peça de roupa. Preste atenção em como elas estão dispostas no modelo escolhido e se serão o suficiente. Elas não podem ser muito próximas uma da outra, em relação à altura, e precisam ser reforçadas caso as peças empilhadas sejam mais pesadas. Já se o casal possui muitas roupas sociais e que precisam ficar na vertical e com mais cuidado, é essencial que o guarda-roupa possua um espaço de cabideiro e que supra o volume de roupas que o casal possui.

Design

A hora de escolher o design do guarda-roupas é quando a coisa fica mais pessoal. Ele precisa refletir a personalidade do casal e também casar perfeitamente com o restante da decoração e dos móveis do quarto. Optar por modelos com espelho na porta é uma sábia escolha para quem possui pouco espaço disponível. Espelhos dão mais amplitude e deixam o quarto maior, além de serem indispensáveis na hora de fazer a escolha das roupas do dia.

A cor branca é um grande coringa. Ela combina com quase todo tipo de decoração, seja moderna, clássica ou rústica. Ela pode ser aliada a cores vibrantes ou mais calmas, dependendo dos gostos do casal, e também auxilia na iluminação e no aconchego do ambiente.

Tipo de portas

Algo que parece banal pode ser muito importante na hora de escolher um guarda-roupas. Caso seu quarto tenha um tamanho limitado, é necessário ter atenção nos móveis para que eles não tomem mais espaço do que o que for preciso.

As portas do guarda-roupa, por exemplo, podem ser pensadas estrategicamente para melhor o fluxo no quarto. Portas de correr poupam espaço e permitem que o local seja melhor aproveitado. Entretanto, portas de abrir podem ser boas opções para pendurar acessórios, mas desde que o quarto possua mais espaço para ser utilizado.

Tipo de madeira

Se atentar para o tipo de madeira que o guarda-roupa é construído é muito importante para avaliar a sua durabilidade. Se o objetivo é um móvel resistente que fique muitas gerações, é imprescindível observar do que ele é feito e sua estrutura. Os mais duráveis são, obviamente, os de madeira, entretanto eles demandam alguns cuidados para que a cor e sua beleza não se esvaia com o tempo. Mas, com os cuidados certos com o móvel, ele mantém uma bela aparência por um longo período de tempo. Uma tendência alternativa e que tem ganhado opções é o uso de fibras sintéticas e madeira de demolição.

Uma das soluções mais populares atualmente, sustentável e ecologicamente correta, que apresenta bons preços e boa durabilidade é o MDF. O MDF são chapas fabricadas da união de fibras de madeira com resinas sintéticas, feitas a partir de cavacos de madeira reaproveitada e árvores. Sua textura se assemelha muito à madeira natural, entretanto tem acabamento mais sofisticado e refinado, proporcionando várias possibilidades.

Comprar um guarda-roupa parecia uma tarefa fácil, não é? Mas é preciso pensar bastante antes de fechar o negócio. Ele é um bem durável e precisa satisfazer todas as necessidades do casal. Por isso, analise bem a sua realidade, o que você precisa e conte com a gente para realizar seu sonho. Veja todos os modelos disponíveis em nosso site e aproveite!

Guia de compra Guarda Roupas
5 (100%) 1 vote
Visualizando 1 post (de 1 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.